Podendo ser encontrado em diversos gêneros e espécies o pulgão se identifica pelo pequeno tamanho e por ser encontrado em plantas com características de parasitismo bem relevantes. Eles se alimentam basicamente da seiva desses vegetais através dos vasos condutores de xilema e floema. São causadores de grandes prejuízos para produtores agrícolas e muito danosos às plantas, pois podem transmitir diversas doenças que são passadas de plantas para plantas além de favorecerem o crescimento de fundos.
O pulgão chega a medir no máximo cinco mm de comprimento, são uma das pragas mais perigosas para os vegetais devido ao tamanho do seu estrago. Quando a sua infestação não é controlada, pode acabar com uma plantação inteira.
Receita de Caldo de Fumo
Essa fórmula é mais usada para áreas pequenas de controle de pulgões.
Ingredientes
- 100 ml de álcool hidratado
- 1 litro de água fervente
- 250 g de fumo de corda
Como preparar?
Em primeiro lugar você deve picar todo o fumo em pedaços pequenos, coloque tudo em uma vasilha e tampe. Acrescente a água quente e deixe tampado para que a mistura descanse umas 24 hora. Feito isso, agite tudo de uma só vez para misturar, filtre o líquido, aqui você pode utilizar um pano fino e vai espremendo para retirar todo o líquido do fumo. Acrescente o álcool, que vai servir para conservar a solução. O caldo deve ser guardado em um frasco escuro.
Na hora da aplicação, o ideal é diluir 100 ml do caldo em 1 litro de água. Acrescente ainda 10 gotas de detergente (isso faz com que a tensão superficial da água seja quebrada). Pulverize a planta e repita sempre que for necessário.
Receita de Suco de Alho
Junte dois dentes de alho pra uma quantidade de 1 litro de água, pulverize as plantas pelo menos uma vez na semana com o suco.
Receita de Calda de Sabão
Ingredientes
- 1 litro de água
- Uma colher (sopa) de sabão em barra ralado
Ferva a água e derreta o sabão completamente. Dissolva essa mistura com mais 4 litros de água e aplique com um pulverizador nas plantas uma vez durante a semana.
Uma primeira dica é de que não se devem usar inseticidas desses comprados em mercados para insetos domésticos. Esses inseticidas não são completamente eficazes e ainda matam os predadores naturais do pulgão, como as joaninhas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário