HORTA HIDROPÔNICA
O cultivo de alimentos dentro de casa vem conquistando até mesmo quem não dispõe de muito espaço para montar o seu cantinho verde. Considerada uma das melhores alternativas para driblar os poucos metros quadrados, o sistema hidropônico, no qual as plantas são mantidas em água, sem a necessidade do solo, aumenta – e muito – as chances de se ter uma horta caseira e produtiva.
Ao contrário do que ocorre no cultivo realizado de modo convencional, na hidroponia, as espécies não crescem fixadas na terra, e sim na água. Por isso, neste caso, os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver são dissolvidos na água e absorvidos pelas suas raízes. Geralmente, a alface é a verdura mais plantada por meio deste método, mas também é possível investir em couves, rúculas, brócolis, berinjelas, tomates, repolhos, agriões, pimentões, entre outras variedades.
Bastante utilizada em países que apresentam condições adversas de clima, área e solo, como Holanda, França, Estados Unidos e Japão, a produção hidropônica permite que a planta fique mais forte e sadia, com qualidade nutricional e sabor equivalente aos vegetais produzidos nas práticas tradicionais de cultivo.
O sistema pode ser feito com os seguintes materiais: um cano de PVC (aqueles usados em
tubulações residenciais, de 75 mm de diâmetro), duas tampas para cano de 75 mm, dois joelhos para cano de 20 mm, uma bomba de aquário, mangueira fina, um recipiente que sirva como reservatório de água, além de varetas de ferro e braçadeiras para dar suporte e fixação aos materiais que servirão de “vasos”.
Com uma furadeira com serra copo, deve-se fazer furos no cano de 75 mm a cada 15 cm e, em seguida, fixar o cano no local desejado com as varetas e braçadeiras, deixando um desnível de, aproximadamente, sete centímetros entre as extremidades. Depois disso, a recomendação é furar uma das tampas com a bitola da mangueira e tampar a extremidade mais alta do cano com elas (será por onde a água irá entrar). Já a outra tampa, deverá ter um furo para o encaixe dos joelhos de 20 mm, que serão o retorno da água.
Neste projeto, também é fundamental que a bomba seja instalada com um timer para ligá-la e desligá-la (durante o dia, 15 minutos ligada e 15 minutos desligada. Já à noite, 15 minutos ligada e três horas desligada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário